top of page

“Ler a Divina Comédia é reencontrar-se com Dante, no meio do caminho da vida e descobrir com maior profundidade os sentidos do amor. O amor em sua multiplicidade de objetos, dentre os quais a arte. A leitura é o exercício de amar um texto, de deixar o intelecto envolver-se e emocionar-se com a obra escrita.” - Eduardo Navarro Stotz

 

            Uma obra considerada revolucionária a caráter universal, A “Comédia” de Dante Alighieri ajudou a dar forma a própria língua italiana, sendo escrita em italiano quando os demais poemas da época eram escritos somente em latim. Dante chamou a sua obra de Comédia. O adjetivo "Divina" foi acrescido pela primeira vez em uma edição de 1555. O poema levou 14 anos para ser concluído, sendo lançando em 1321, o ano em que Dante faleceu.

 

            A obra trata de amor, de política, de culturas e imaginários, de religião. É um poema narrativo rigorosamente simétrico e planejado que narra uma odisseia pelo Inferno, Purgatório e Paraíso, descrevendo cada etapa da viagem com detalhes quase visuais. Dante, o personagem da história, é guiado pelo inferno e purgatório pelo poeta romano Virgílio, e no céu por Beatriz, musa em várias de suas obras.

  • fb_icon_325x325.png
  • 352677-instagram-logo.png
  • Twitter_logo_blue.png

© 2015 por Coletivo Publishing House.

bottom of page