top of page
A Divina Comédia Em Quadrinhos

A Divina Comédia Em Quadrinhos

Faz parte da Série Clássicos Em HQ, de Piero Bagnariol. Aqui, esse grande clássico renova-se nas aquarelas de Piero Bagnariol juntamente com o seu pai Giuseppe Bagnariol, seu pai, e Maria Teresa Arrigoni, especialista na Divina Comédia, que se esmerou na tradução em imagens da obra reconhecida como a mais rica fonte da cosmovisão medieval, retratada por mestres como Botticelli, Doré e Dalí.

A Divina Comédia de Dante, de Chwast

A Divina Comédia de Dante, de Chwast

Outra HQ, pela Comapnhia das Letras, que também adapta o clássico poema de Dante para os quadrinhos. Nesta, Dante e seu guia Virgílio vestem seus chapéus de feltro e vagam pelos domínios de um Inferno, um Purgatório e um Paraíso em estilo noir.

A Divina Comédia, Manoel de Oliveira

A Divina Comédia, Manoel de Oliveira

A obra de Dante não poderia ficar de fora das telonas. “A Divina Comédia" (1991), de Manoel de Oliveira, tem por base as fortes raízes tradicionalistas e ocidentalizadas da ideologia cristã, este é um filme de reflexão sobre o ser humano, enquanto agente da comédia humana ou “Divina Comédia”: o bem e o mal, num mundo de tentações. Faz alusão da obra através de pacientes de um manicômio que assumem personalidades de personagens bíblicos e mitológicos e recitam a Divina Comédia, no seu dia a dia.

Tutto Dante, de Roberto Benigni

Tutto Dante, de Roberto Benigni

Para comprovar ainda mais a importância da “Divina Comédia”, ela também foi usada por Roberto Benigni, em seu espetáculo teatral, Tutto Dante, exegese da Divina Comedia de Dante Alighieri, acompanhado de sátira. As 13 performances do espetáculo foram transmitidas pelo canal de tv RAI e depois ganhou a versão em DVD.

A Divina Comédia, por Scracho

A Divina Comédia, por Scracho

A obra “Divina Comédia” também está presente na música. A música de título homônimo, “Divina Comédia”, da banda carioca Scracho, faz alusão à obra de Dante, com uma visão mais romântica.

Dante's Inferno

Dante's Inferno

É um jogo eletrônico do gênero ação-aventura e Hack and slash, desenvolvido pela Visceral Games e publicado pela Eletronic Arts para Xbox 360 e PlayStation 3.6. No jogo Dante’s Inferno, assim como na obra, o Inferno é composto por nove círculos que vão se estreitando até o centro da Terra; cada um deles corresponde a um tipo de pecado que, no jogo, Dante-personagem-jogador deve ultrapassar para seguir para a próxima fase e salvar Beatriz, que foi raptada por Lúcifer.

  • fb_icon_325x325.png
  • 352677-instagram-logo.png
  • Twitter_logo_blue.png

© 2015 por Coletivo Publishing House.

bottom of page