


Domenico Di Francesco (1417-1491) foi um pintor italiano da Escola de Florença. A cidade de Florença, na época, era a cidade mais importante para os artistas da Europa, já que esta foi a origem de diversas técnicas e pintores que marcaram o Renascentismo.
O autor conseguiu um lugar de destaque na entre os pintores da época por retratar cenas fortes e impactantes de origem bíblica, contudo este desenvolveu poucos trabalhos.
Domenico trocou seu sobrenome para Di Michelino, em homenagem a seu professor mentor da época. Seu primeiro trabalho documentado data-se entre os anos de 1440-1446, denominado “Ospedale Degli Innocenti”, que retrata a inocência sob o manto da Virgem Maria.
Sua importância para a época do Renascentismo pode ser observada por suas participações em diversas associações de grande importância, como a Compagnia di San Luca, da qual foi eleito para participar em 1442 e a Arte dei Medici e degli Speziali, a sétima maior corporação de artes de Florença. Ele realizava diversas esculturas e pinturas para artistas parceiros, principalmente arquitetos, podendo ser encontrada diversas obras e participações em diferentes prédios de Florença. Sua reputação é baseada na criação de trabalhos com grande poder, emoção, qualidade e detalhes que quase transformam sua arte real.
Sua principal obra se encontra na Catedral de Santa Maria del Fiore em Florença, denominada “La Commedia illumina Firenze”, traduzida para o português como “A comédia ilumina Florença”, na qual retrata Dante Alighieri e sua principal obra escrita, a Divina Comédia. Apesar de o trabalho ser a arte mais reconhecida do artista, até o século passado se pensava que esta era de autoria de Mariotto di Nardo, quando se encontrou o contrato de Domenico para o trabalho.
O quadro foi pintado e realizado integralmente no ano de 1456, ano importante para sua vida pessoal, pois foi quando Domenico Di Michelino casou com Marsilia, mãe de seus dois filhos e irmã de outro artista de renome, o Domenico di Guido. Suas últimas obras são do ano de 1484 e retratam São Lucas. O pintor está enterrado na igreja de Sant’Ambrogio, em Florença.

A Sinestesia de
Domenico di Michelino
A sinestesia está presente na obra "La Commedia Illumina Firenze" de Domenico di Michelino de uma forma que liga fortemente o livro e seus significados com a obra.
Pela ideia de Hugo de São Vítor em Didascalicon de 2001. A luminosidade presente na obra segue o conceito de iluminura. A visão distante dos fiéis. As tintas ouro, vermelho e azul brilhavam como uma luz própria pela luz precária das velas, e por essa luminosidade cada vez mais intensa que resgata sua bondade pela permissão de Deus.
Como também o inferno está relacionado com a poesia que desperta o senso do pecado. O purgatório é o lugar do encontro com o sofrimento e por último o paraíso que é a expressão manifesta da luminosidade de Deus.
![]() | ![]() | ![]() |
---|---|---|
![]() | ![]() | ![]() |
![]() |