top of page
Vitor Narumi

Uma dose de VENENO e REPRESENTATIVIDADE em Sua Tela

*EI! Pode ficar tranquile, esse texto é livre de spoilers!

Ilustração por Vitor Narumi

Produzida pela HBO Max, “Veneno” é uma série limitada, com oito episódios, que conta, em primeira pessoa, a vida da icônica cantora e personalidade da mídia, Cristina Ortiz Rodríguez.


Se você for uma pessoa trans, ou LGBTIA+, ao assistir irá ter a sensação de ver um entrelaçamento caloroso (e também doloroso) do que significa sermos nós. E se você for uma pessoa cisgênera, assista também pois a beleza dos encontros, dos acontecimentos, das performances e do ser quem é, envolve qualquer um.


Na série conhecemos Valerie Vegas, interpretada por Lola Rodríguez, estudante de jornalismo que começa a escrever sobre la Veneno, travesti muito conhecida na década de 90 na Espanha, sendo atriz, cantora e profissional do sexo, ao conhece-la pessoalmente, Valerie começa a escrever sobre sua trajetória e vida, e no processo acaba se conhecendo também.


Baseada no livro “¡Digo! Ni puta ni santa. Las memorias de La Veneno” (Nem puta, nem santa, as memórias de La Veneno – em tradução livre) escrito pela própria Valerie Vegas, a produção desta minissérie não nós poupa ao derramar em nossas telas a realidade nua e crua da vivência de uma mulher travesti. Algo que eu dou ênfase é que verão o peso de ser quem é, de não matar sua própria identidade e vive-la mesmo que acarreta situações de marginalização e solidão, mas verão também que a realidade sobre essas corpas não é apenas sobre o olhar e sofrimento causado pelo outro, mas que há laços, alegria, sorrisos, encontros e a família que escolhemos.


Dirigida por Javier Calvo e Javier Ambrosi. A série é estrelada por um elenco com travestis em peso, tendo Isabel Torres, Daniela Santiago, Lola Rodriguez, Paca la Piraña, Goya Toledo, Ester Exposito, Jedet Sánchez e Lola Dueñas.


E digo, com toda certeza, não é apenas uma série. Mas um marco, e um ganho, para a representatividade e visibilidade de pessoas Trans!


Deixo aqui também o link do relato de Peppermint, que me inspirou a assistir a série e escrever essa matéria


E fiquem ligades menines, porque virei com outras resenhas e indicações para enchermos nossas telas sobre NÓS ✨



Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page